Sunday, January 18, 2009

Pai da world wide web é estrela da Campus Party Brasil

Um dos pontos altos da segunda edição da Campus Party Brasil será a presença de Tim Berners-Lee, criador da world wide web, pela primeira vez em evento oficial no País. Considerado um dos 100 gênios vivos do mundo pelo jornal Telegraph, o britânico participará da abertura do evento, no dia 19, e falará sobre a Web Semântica (3.0) em uma palestra no dia 20 às 13h.


Sir Timothy John Berners-Lee, 53, é o criador da world wide web, plataforma que popularizou a internet fora do meio acadêmico, e de algumas das utilidades mais importantes para o funcionamento da rede, como a linguagem HTML, o protocolo de comunicação para transferência de dados HTTP e o sistema de "endereçamento" URL.


Herança de família
O interesse de Berners-Lee pela computação começou cedo, influenciado por seus pais, que eram matemáticos e trabalharam no desenvolvimento do Manchester Mark 1, um dos primeiros computadores criados.

Durante a faculdade de Física, na Universidade de Oxford, Berners-Lee montou seu próprio computador, usando uma televisão antiga e um processador M6800.

A world wide web
Depois de formado, em 1980, trabalhou como consultor de engenharia de software no CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, em Genebra. Lá ele começou pesquisas que formaram a base conceitual para o futuro desenvolvimento da web.

O trabalho desenvolvido ao longo de anos resultou, em 1989, em um projeto global que ficaria conhecido como "world wide web", e que tinha como objetivo permitir que as pessoas trabalhassem juntas, compartilhando seus conhecimentos por meio de uma rede de documentos de hipertexto.

Ele desenvolveu o primeiro servidor de web, "httpd", e um navegador de hipertexto. A world wide web entrou no ar em dezembro de 1990 dentro do CERN, e em toda a internet em 1991.

Em 1994, Berners-Lee fundou o World Wide Web Consortium - órgão do qual é diretor - no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos. O W3C, como também é conhecido, coordena o desenvolvimento da web em todo o mundo, com o objetivo de aproveitar todo o potencial da rede, garantindo sua estabilidade pela constante evolução.

Uma das decisões acatadas pelo W3C é que os padrões da web devem ser baseados em tecnologias livres de direitos autorais, para que possam ser facilmente adotados por todos.

Sir Timothy Berners-Lee
Em reconhecimento à importância de seu trabalho, Tim Berners-Lee foi nomeado em 2004 Cavaleiro da Ordem do Império da rainha Elizabeth II, ganhando o título de Sir.

Atualmente, Berners-Lee se concentra em trabalhar os conceitos de Web Semântica (3.0), uma extensão da world wide web que entenderia o siginificado do conteúdo da rede.

Fonte: TERRA

No comments: